Azeite refinado:
O azeite refinado é considerado o mais comum de todos e é possível encontrar com facilidade em supermercados. Ele é obtido a partir da segunda prensagem da azeitona e passa também por um processo de refinamento do óleo. Ele é muito utilizado para preparar alimentos grelhados e refogados, uma vez que sofre menos alterações em seu valor nutricional quando exposto a altas temperaturas.
Azeite Virgem:
São azeites extraídos por processos mecânicos, que valorizam ainda mais os valores nutricionais. Sendo assim, o aroma e o sabor é bem característico.
Sua acidez pode variar entre 0,8% e 1,5% e, é considerado ideal para temperar alguns tipos de pratos quentes ou refogar alimentos.
Azeite Extra Virgem:
É considerado o melhor tipo de azeite e pode ser facilmente encontrado em supermercados do mundo todo. Ele é obtido na primeira prensagem e contem apenas azeitonas de qualidade.
E para garantir que a acidez não ultrapasse de 0,8% o processo é realizado a frio, garantindo assim o aroma e sabor característico.
Pode se utilizado em pratos quente e frios, como saladas. Não é recomendado em pratos com temperatura elevada, visto que o calor pode prejudicar seus valores nutricionais.
Azeite aromatizado:
Os azeites aromatizados são preparados a partir da união de azeites tradicionais e óleos essenciais encontrados em alimentos como manjericão, baunilha e até mesmo o alho.
Existem azeites que podem harmonizar bem com saladas, massas e até mesmo sorvetes de frutas.
Azeite orgânico:
Os azeites orgânicos prezam pelas características naturais dos ingredientes e por uma linha de produção sustentável e que preserva o meio ambiente.
Hoje é possível encontrar vários tipos de azeites orgânicos como: virgens, extravirgens e aromatizados. No momento da compra verifique se a embalagem contem o selo de produção orgânica.
É essencial ter um azeite de qualidade em sua cozinha. Mas , lembre-se de armazenar em local com temperatura ambiente e pouca iluminação.